Rinoplastia – Cirurgia Estética e Funcional do Nariz

Nariz - Rinoplastia - Porto Alegre

A Rinoplastia (cirurgia do nariz) tem o objetivo de melhorar tanto o aspecto estético quanto a função nasal, realçando a harmonia facial e melhorando a autoestima da paciente.

Qual é sua indicação?

Sua indicação ocorre em casos onde o nariz apresenta tamanho exagerado, ponta caída ou arredondada. Além disso, é indicada nos casos de giba óssea (“calombo”), asas laterais largas ou abertas e nariz grosso demais. O nariz ocupa uma porção central na face, e deve respeitar certas medidas e proporções.

Por vezes, os pacientes também apresentam queixas funcionais, ou seja, não respiram bem. Isso pode ser devido a desvio do septo, hipertrofia dos cornetos ou até mesmo por rinite alérgica, sendo esta última controlada apenas com medicação.

A rinoplastia atual se preocupa em corrigir tanto os defeitos estéticos quanto os funcionais, tratando os pacientes de maneira global.

Quais os resultados que a Rinoplastia pode oferecer?

  • Uniformidade do tamanho do nariz, em relação a demais estruturas faciais;
  • Diminuição da largura do dorso nasal;
  • Correção do perfil do nariz;
  • Melhorias na ponta do nariz, que pode ser grande, caída ou muito arrebitada;
  • Melhorar a aparência das narinas grandes, largas ou arrebitadas;
  • Correção da assimetria nasal e desvio.

A Cirurgia

Existem basicamente duas técnicas cirúrgicas: fechada e aberta. Na rinoplastia fechada não existem cicatrizes aparentes no nariz. Isto porque as incisões (cortes) são feitas no interior das narinas.

Já na rinoplastia aberta, além das incisões internas, é realizado um corte na columela, estrutura de pele que separa as duas narinas. Esta cicatriz tem a tendência de ficar muito discreta, ou até mesmo imperceptível.

A anestesia pode ser geral ou local com sedação, dependendo da quantidade de alterações a serem tratadas. Na maioria dos casos, a cirurgia é ambulatorial, ou seja, algumas horas após o procedimento o paciente é liberado

A Recuperação

No final do procedimento, é aplicada na face da paciente uma espécie de gesso, além de um tampão interno e um curativo com Micropore que serão colocados no nariz para apoiar e proteger as novas estruturas durante a cicatrização inicial.

Qual o período de Recuperação desse tipo de Procedimento?

O inchaço pode levar vários meses para desaparecer completamente. Já a totalidade do resultado da cirurgia pode ser percebida em até um ano ou mais.

Ainda que a Rinoplastia apresente resultados, normalmente permanentes, a cartilagem pode continuar se movendo remodelando o tecido, alterando o resultado ao longo do tempo.

Quer saber mais sobre os benefícios da Rinoplastia para você ou seu familiar?

Agende sua consulta, ou ligue agora mesmo para nosso consultório (51)3517-5480 e faça seu agendamento. Será um prazer conversar pessoalmente com você!

Comente no Face

Leave A Response

* Denotes Required Field