Qual o Volume de Gordura Que Pode Ser Eliminado com a Lipoaspiração?

Dr. André, qual o volume de gordura que pode ser eliminado com a Lipoaspiração? Essa é uma das perguntas mais realizadas durante as consultas médicas prévias ao procedimento e vamos esclarecer essa questão nesse artigo.

A Lipoaspiração é uma das cirurgias estéticas mais realizadas no mundo. É um procedimento que exige planejamento cuidadoso e um olhar artístico para alcançar resultados pós-operatórios esteticamente agradáveis. O objetivo do paciente que procura pela Lipoaspiração é remover gordura de áreas específicas, deixando o contorno corporal mais harmonioso e transições suaves entre áreas aspiradas e não aspiradas. A seleção cuidadosa de pacientes e adequada técnica cirúrgica ajuda a evitar irregularidades nos contornos, e cuidados pré-operatórios do paciente ajudam a evitar complicações pós-operatórias.

O procedimento tem evoluído ao longo das últimas décadas, com a introdução de novas técnicas que permitem que o cirurgião remova as células de gordura com mais precisão. Estes avanços têm propiciado a remoção de grandes volumes de gordura com maior facilidade e segurança.

Em toda cirurgia de lipoaspiração, inicia-se com a infiltração de soro fisiológico misturado com adrenalina em todas as áreas a serem aspiradas. A adrenalina vai promover uma contração dos vasos sanguíneos, gerando menor perda sanguínea. Ao final da intervenção, o total lipoaspirado é uma mistura de gordura, soro fisiológico e um pouco de sangue (VER FIGURA).

Lipoaspiracao
Estudos mostram que a Lipoaspiração, seja ela de pequenos ou de grandes volumes, é um procedimento seguro e eficaz quando os pacientes são cuidadosamente selecionados e quando as técnicas anestésicas e cirúrgicas são realizadas corretamente. Motivação, objetivos e expectativas devem concordar com o que é clinicamente possível. Os pacientes devem ser psicologicamente estáveis, com boa dieta e, preferencialmente, hábitos de exercício.

A quantidade de gordura a ser removida com a Lipoaspiração gira em torno de 5 a 7% do peso corporal. Ou seja, para uma paciente de 70kg, o volume lipoaspirado não deve exceder 3.500-4.900ml. Quanto mais perto chegamos deste limite máximo, mais as pacientes podem sentir os paraefeitos da cirurgia – tonturas, queda na pressão arterial e aumento dos batimentos cardíacos. Estes paraefeitos costumam melhorar em 3-4 dias.
Sempre vale lembrar que a Lipoaspiração não tem o objetivo de gerar emagrecimento, mas sim o de eliminar depósitos de gordura resistentes a dietas e exercícios físicos. Excesso de peso é melhor tratado através de melhorias no estilo de vida. Ou seja, o paciente adequado para a Lipoaspiração é aquele que está próximo ao peso ideal e que apresenta depósitos isolados de tecido adiposo.

Comente no Face

Leave A Response

* Denotes Required Field