Perguntas e Respostas sobre Abdominoplastia

Abdominoplastia Porto Alegre - Perguntas e Respostas

Nesse artigo, o Dr. André Valiati trata de perguntas e Respostas sobre Abdominoplastia recebidas rotineiramente durante a consulta médica.

A abdominoplastia vem aumentando sua popularidade nos últimos anos, estando entre as 5 cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil. Um dos motivos para isso é o aumento de pessoas preocupadas com sua saúde e boa forma. Outro fator motivador diz respeito aos resultados alcançados, que normalmente são significativos. Além disso a evolução técnica possibilitou avanços no procedimento que oferecem melhor controle da dor e uma melhor recuperação.

Abaixo destaco as perguntas e respostas sobre abdominoplastia:

O que é a Cirurgia de Abdominoplastia?

A Abdominoplastia, também conhecida como cirurgia plástica do abdômen é o procedimento que remove o excesso de pele e gordura do abdômen. Além disso, restaura e reposiciona os músculos enfraquecidos ou separados, deixando o perfil abdominal mais suave e tonificado. A definição para realização da abdominoplastia deve aliar a questão estética, sua condição psicológica e sua saúde física, o que deverá ser determinado em consulta médica com seu cirurgião plástico.

Quantos quilos posso perder com a abdominoplastia?

Ainda que a abdominoplastia não se trate de um procedimento que tem como objetivo o emagrecimento, certamente, com a retirada de pele e de gordura, você terá uma redução no seu peso corporal. Contudo, o resultado estético da abdominoplastia não depende dos quilos a serem eliminados na cirurgia, mas sim da proporcionalidade do abdômen com o resto do seu tronco e membros.

Cabe destacar que os resultados estéticos mais significativos, são, surpreendentemente, encontrados nas pacientes que fizeram retiradas menores de pele e gordura. Isso ocorre nas mulheres que após o primeiro ou vários partos, ficaram com uma pequena flacidez no abdômen, existindo de forma predominante uma quantidade de pele sobre a gordura localizada na região. Nesses casos os resultados, em regra, são muito positivos. Além disso, naqueles casos em que a paciente se encontra com o peso um pouco acima do normal, os resultados alcançados serão satisfatórios, ficando proporcionais ao corpo da paciente. Há que se destacar que gorduras localizadas em outras áreas do corpo, e próximas do abdômen, poderão necessitar de procedimentos adicionais, como por exemplo, uma lipoaspiração.

Qual é a anestesia indicada para a Abdominoplastia?

O tipo de anestesia dependerá do tipo de cirurgia que será realizada, bem como de outros fatores que deverão ser discutidos com o médico anestesista! Poderá ser aplicada anestesia com bloqueio (nas costas) com sedação. Em determinadas situações, poderá ser utilizada a anestesia geral, ou ainda, uma anestesia local sob sedação.

Qual a duração da cirurgia de Abdominoplastia?

Em média, a abdominoplastia tem uma duração de 3 horas.

Quanto tempo demora para alcançar o resultado definitivo da Abdominoplastia?

Não há que se falar em resultado definitivo de uma abdominoplastia antes do período de 6 a 12 meses de pós-operatório. Logo após a cirurgia, em função das incisões recém realizadas e dos drenos que você estará usando você deverá descansar na cama ou em um sofá. Entretanto, conforme sua evolução deverá levantar para caminhar com frequência, mesmo que curvada. Será indicada a utilização de uma roupa de compressão, geralmente um cinto ou uma faixa larga de material elástico, que deverá ser utilizada durante 3 a 6 semanas. Nos primeiros meses a paciente terá uma insensibilidade relativa no abdômen, e deverá apresentar também inchaços, com regressão espontânea com o passar do tempo.

É verdade que terei um umbigo novo?

Não. O que ocorre é a remodelação e reposicionamento do seu próprio umbigo. Em algumas situações, por se tratar de uma cicatriz circular, a evolução da cicatrização poderá ser diferente daquela desejada, resultando em uma aparência artificial – decorrente de eventual anomalia na evolução cicatricial de algumas pacientes. Contudo, tal ocorrência é normalmente sujeita a correção após alguns meses depois da cirurgia.

O excesso de gordura existente sobre a região do estômago é corrigido pela Abdominoplastia?

Depende! Se o seu tronco(conjunto tórax + abdome) for do tipo curto, essa correção é muito difícil. No caso de troco mais alongado, a possibilidade de correção é mais favorável. Além disso, deve-se levar em consideração a espessura do panículo adiposo (espessura da gordura) que reveste o corpo.

Em determinados casos, é preciso combinar a abdominoplastia com a lipoaspiração para retirar essa gordura e remodelar o abdomen.

Pacientes de cidades mais distantes normalmente realizam o procedimento e permanecem em Porto Alegre ou Sapiranga por mais alguns dias, para que possamos dar toda a atenção necessária durante o pós-operatório imediato.

Posso ter filhos depois da Dermolipectomia Abdominal? Se engravidar o resultado será afetado?

Cabe ao seu médico ginecologista lhe dizer sobre a conveniência ou não de ter filhos após a abdominoplastia. Quanto ao resultado, o mesmo poderá ser preservado mediante o controle de seu peso por aquele especialista. Contudo, o ideal, em nosso entendimento, é que a mamãe tenha todos os filhos programados e desejados antes de se submeter ao procedimento.

Quais são os riscos da cirurgia de Abdominoplastia?

Normalmente temos os mesmos riscos das demais cirurgias plásticas, como infecção, hematomas, seroma, possibilidade de abertura da incisão, problemas com a cicatrização das incisões, assimetria de cicatriz, riscos com a anestesia, entre outros. Certamente seu cirurgião plástico irá orientá-la quanto a essa questão. Caso isso não ocorra, pergunte para ele quais são esses riscos e como se prevenir para minimizá-los.

Há perigo nessa cirurgia plástica?

Sendo realizada dentro de critério técnicos rigorosos, são raras as complicações mais sérias na abdominoplastia,  se tornando bastante segura.

A cicatriz da abdominoplastia é muito visível?

A cirurgia de abdominoplastia produz uma cicatriz que se localiza de forma horizontal na região que fica acima dos pelos pubianos, com prolongamento lateral de maior ou menor extensão. Esse extensão horizontal vai depender sempre do volume do abdome a ser operado. Normalmente essa cicatriz se localiza na região que fica escondida pelas roupas de banho, existindo situações onde a paciente usa até mesmo tangas que escondem integralmente a cicatriz. Ressalto que sua extensão sempre dependerá da avaliação do seu cirurgião plástico.

É necessária a utilização de dreno?

A utilização de dreno ocorre no período de 3 a 10 dias após a abdominoplastia. O tempo de utilização dependerá da quantidade de secreção drenada.

Os pontos são retirados em que momento?

Normalmente os pontos são retirados entre o 7° e o 15° dia após a cirurgia.

O Dr. André Valiati realiza a Cirurgia de Abdominoplastia em Porto Alegre e Sapiranga? Em que local?

O Dr. André Valiati realiza a Cirurgia de Abdominoplastia nos melhores hospitais de Porto Alegre, como por exemplo, Mãe de Deus Center, Moinhos de Vento e Santa Casa de Misericórdia, e em Sapiranga no Hospital Sapiranga, proporcionando conforto, segurança e o acompanhamento de profissionais altamente qualificados durante todo o procedimento.

Quanto custa a Abdominoplastia?

A grande maioria das pacientes que vão se submeter a cirurgia plástica do abdômen tem como preocupação inicial, saber quanto custa a abdominoplastia. Ainda que esse seja um fator muito importante, é necessário que você saiba que esse valor pode variar e bastante! Isso porque, no custo do procedimento vários fatores devem ser considerados! O primeiro deles é realizar a avaliação individualizada do seu caso! Além disso, outros fatores influenciam o valor da cirurgia plástica, como por exemplo, o valor do hospital escolhido, os materiais hospitalares a serem utilizados, a extensão e complexidade da cirurgia, a malha modeladora e obviamente os honorários do cirurgião plástico, do médico anestesista e médico auxiliar.

Assim, além de se preocupar tão somente com o valor da cirurgia plástica, se preocupe em saber se esse valor possibilita a você ter acesso a médicos qualificados, instalações confortáveis e seguras e a produtos de qualidade que normalmente são fundamentais para assegurar o melhor resultado da sua cirurgia plástica.

Certamente existem outras perguntas e respostas sobre abdominoplastia! Se tiver algum questionamento, por favor, deixe-o nos comentários logo abaixo que responderei com o maior prazer!


Quer saber mais sobre os benefícios da cirurgia de prótese de silicone em porto alegre, para você ou seu familiar?

Agende sua consulta, ou ligue agora mesmo para nosso consultório
(51)3517-5480 e faça seu agendamento. Será um prazer conversar pessoalmente com você.

Comente no Face

Leave A Response

* Denotes Required Field