Hidrogel, Ácido Hialurônico, Metacril – Quais as Diferenças?

Tendo em vista a grande repercussão das complicações que acometeram a modelo e apresentadora Andressa Urach, gostaria de esclarecer as vantagens e as diferenças de cada um dos produtos utilizados atualmente para preenchimentos: Hidrogel, Ácido Hialurônico e Metacril.

O Hidrogel é um gel composto de 98% de água e 2% de poliamida, sendo utilizado no Brasil desde 2008.

É insolúvel em água e tem a propriedade de inchar na presença de água, aumentando seu volume. É parcialmente absorvido pelo organismo, perdurando por 5-6 anos. Seu representante mais famoso é o Aqualift®, o qual tem registro na ANVISA. Portanto, seu uso é autorizado pelas autoridades sanitárias do Brasil.

Contudo, faltam estudos na literatura que comprovem sua segurança quando utilizado em grandes volumes!

A sua principal complicação é a infecção, que pode ocorrer logo depois do procedimento ou meses após.

O Polimetilmetacrilato (Metacril®) é um organogel que tem sua concentração variando de 2 a 30%. Quanto maior a concentração, mais espesso é o produto e mais profundo deve ser aplicado. Não é absorvido pelo organismo, sendo, portanto, um produto permanente. Seu uso é autorizado pela ANVISA, principalmente em pacientes que apresentam lipodistrofias faciais (sequelas das medicações que combatem o vírus do HIV). Sua principal complicação são os episódios de inflamações crônicas, que devem ser manejados com corticoides.

Sua retirada cirúrgica é bastante difícil.

Já o ácido hialurônico, por sua vez, consiste em uma substância naturalmente produzida pelo organismo, é biocompatível e não apresenta rejeição. Melhora rugas e dá volume aos lábios ou maçãs do rosto.

No entanto, seu efeito perdura por, no máximo, 12 meses, necessitando de reaplicações para manutenção dos resultados.

O mais importante é procurar sempre um profissional com formação adequada (cirurgião plástico ou dermatologista) para obter informações corretas sobre qual produto é mais indicado para você!

Quer saber mais sobre preenchimentos, quais suas indicações para você ou seu familiar?

Agende sua consulta, ou ligue agora mesmo para nosso consultório (51)3517-5480 - (51) 9633-8816 e faça seu agendamento. Será um prazer conversar pessoalmente com você.

Comente no Face

Leave A Response

* Denotes Required Field