Os Cuidados com a Cicatriz em Cirurgia Plástica

a cicatriz na cirurgia plastica - dr andre valiati

Os cuidados com a cicatriz em cirurgia plástica são muito importantes para o resultado de qualquer procedimento. Nesse vídeo, esclareço dúvidas sobre o assunto. Assista agora!

Transcrição completa do vídeo “Os Cuidados com a Cicatriz em Cirurgia Plástica”

Olá, sou o Dr. André Valiati, cirurgião plástico.

Nesse vídeo eu vou abordar um tema muito comum no consultório, que é a cicatrização.

Independente da cirurgia que for realizada existem vários cuidados que devem tomados para que a cicatriz tenha uma boa evolução. Claro que a localização da cicatriz, a maneira como a gente fecha uma cirurgia com pontos internos, isso tudo faz a diferença no final para o resultado.

Mas existe uma parcela que foge da mão do cirurgião! Uma parcela de responsabilidade compete à paciente, no que se refere a sua própria genética, umas pacientes tem tendência, por exemplo, a formar o quelóide, outras não.

E também o que compete à paciente, são os cuidados do pós-operatório. Existem alguns curativos especiais que são utilizados logo após a cirurgia. Esses curativos são industrializados…cola biológica. O mais famoso se chama Prineo, da Johnson. Com esse curativo especial a gente consegue selar a ferida operatória, com uma tela específica, mais uma cola biológica e esse curativo especial tem um facilitador. Ele permite que as pacientes em menos de 24 horas já posssam, inclusive, tomar banho em casa se assim desejarem.

Para as pacientes que não utilizam esse curativo especial, que vão usar a fita microporada comum, hospitalar, é necessário que haja um período de pelo menos 48 horas, sem que se molhe esse curativo. Porque é o tempo que o organismo leva para selar, para deixar a cicatriz totalmente impermeável. Se a paciente molha a cicatriz com esse curativo simples antes desse período, podem entrar bactérias no local, gerando então, infecções com a abertura de pontos, e isso tudo vai gerar uma cicatriz inestética no futuro.

Outra queixa muito comum das pacientes, na verdade não é uma queixa, na verdade é uma dúvida que elas tem, é de colocar ou não algum tipo de pomada no pós-operatório. Existem várias pomadas com propaganda na TV que dizem melhorar a cicatriz. Os estudos hoje, são muito conflitantes para esses novos produtos. O produto que realmente tem muita efetividade em melhorar a qualidade da cicatriz, são as pomadas que possuem gel de silicone na sua composição.

Mas essas pomadas, elas também não podem ser usadas de maneira indiscriminada. elas tem um período específico para serem prescritas, que costuma ser a partir de 15 a 20 dias da cirurgia.

A cicatriz para que essas pomadas sejam aplicadas, tem que estar completamente vedada. Não pode ter nenhum tipo de crosta, ou uma casquinha no local, e não pode ter nenhum segmento com algum pertuito, alguma abertura, por que senão essas pomadas geram alergia.

Então é muito importante que as pacientes questionem seus médicos a respeito de quando passar e da real necessidade de passar esses produtos por sobre a cicatriz.

Se você gostou desse vídeo, acesse meu site na internet, ou se preferir, me adicione nos perfis das redes sociais, Instagram, Fanpage do Facebook. Para receber novos vídeos, e novidades sobre cirurgia plástica, você também pode se inscrever no meu canal do youtube.

Até o próximo vídeo.

Comente no Face

Leave A Response

* Denotes Required Field